segunda-feira, 29 de outubro de 2018

Vox popoli, vox Dei



"A voz do povo é a voz de Deus". Este é um ditado latino que está presente em outras palavras na Constituição Brasileira que diz "todo poder emana do povo e em seu nome é exercido".  O povo brasileiro fez as suas escolhas. Quem perdeu?  Quem venceu?
Vivemos um período turbulento que antecedeu as eleições no Brasil. Nunca a comunicação esteve tão próxima das pessoas através das mídias sociais. Teve gente que conheceu gente. Teve gente que se distanciou de gente. Mas enfim, todos tiveram a oportunidade de manifestar suas ideias e projeções para o nosso país. Se de um lado não tivemos a oportunidade de ter um debate entre os candidatos, não faltou debate entre a população. Discutiu-se política, ética e economia como nunca na História do Brasil. Cada um com a sua visão de mundo e experiência pessoal pôde defender os seus pontos de vista e aquilo que entendia ser melhor para o Brasil.  De um lado havia um candidato controverso pelo palavreado de incentivo à violência e à intolerância, de outro lado um candidato oriundo de um partido que ficou marcado nos últimos anos pelo estigma da corrupção. Parecia que a escolha que se desenhava estava ente o ruim e o pior. Isto gerou discursos de intolerância, amor e ódio. Uniu e afastou pessoas dentro das famílias e na sociedade em geral. Para o primeiro candidato profetizou-se ser portador de uma prática autoritária que pode levar ao fascismo ou ao nazismo. Para o segundo  vaticinava-se que a premiação com a presidência a um partido marcado pelo estigma da corrupção não seria um bom exemplo para a juventude do país.   Este foi o quadro em que o país fez sua escolha.
Quem ganhou? quem perdeu? No meu modo de ver ganhou a Democracia. As perdas o futuro dirá. Temos um novo governo eleito pela vontade popular nos termos da Constituição vigente.  Que a vontade popular seja feita em nosso país. Mas vamos precisar de todo mundo para juntar os cacos produzidos pelo preconceito e pela intolerância. Que Deus nos ajude. Mas cada um precisa fazer a sua parte.
Wanderlino Cabrini Araujo



Nenhum comentário:

Postar um comentário