Preparativos
Como preparativos para a Gincana da Liberdade os alunos do período noturno assistiram na semana passada (no auditório do CÉU e no pátio da nossa escola) quatro filmes: Selma, Mandela, Amistad 12 anos de Escravidão. É uma temática de grande importância que desejamos que os alunos se apropriem para que adquiram uma bagagem necessária a um bom desempenho em supostas redações nos vestibulares. Independentemente de cair no vestibular ou não, é uma temática que desperta o adolescente para a vida, em busca de razões para lutar por um mundo melhor. Que assim seja!
CRONOGRAMA
Gincana
da Liberdade
3a semana de agosto (preparação das tarefas, ensaios,
trazer :pesquisas , textos e caixinha de som!
4a semana (apresentações): Cada
sala será uma equipe, usará uma cor na camiseta OU colete OU faixa na
cabeça OU pintura no rosto que deverá
ter a identificação de sua turma.(um aluno pode ficar responsável por tingir ou
customizar as camisetas) Todos os dias subirão para as salas e o professor fará
a chamada na pasta, líder deverá conferir se foi feita a chamada, nos dias de
apresentações descerão uma sala de cada vez!!! Cada equipe escolherá um nome
que traduza uma idéia positiva ou construtiva (os representantes deverão fazer
a votação no nome e repassar para a coordenação);
Na 2a e 3a feira (13 e 14 agosto) serão
entregues roupas , brinquedos, cobertores, toalhas, sapatos e acessórios;
Haverá uma tabela com os pts. Esses itens serão doados para o projeto de
futebol da escola ;
Cada
equipe terá que ter um líder (poderá
ser diferente da gincana dos países),3
apoios (ajudantes do líder), um
mensageiro(só ele poderá buscar materiais e tirar dúvidas ou fazer
reclamações com a direção ou coordenação);Deverão escolher um mascote que saiba dançar que estará vestido com o figurino
confeccionado pela equipe (criar um super
herói que represente um afrodescendente)
todos os dias e não poderá ser comprado! A qualquer momento será chamado ao
palco com os outros mascotes para dançar algum ritmo musical (ganhará 50 pontos
cada vez que for chamado e conseguir dançar o ritmo); As caixas com os kits
deverão ser CUIDADOSAMENTE e com identificação colocados no fim do dia na sala
de vídeo; Desperdício de materiais tb terão descontos.
Um dos
apoios nos dias 13 e 14 deverá ir na direção para fazer parte de uma comissão
que verificará a qualidade das doações e se a equipe encaminhou as doações com
placa com série para o local correto.
Todas as
tarefas seguirão com cronometro o tempo exigido e se passar o tempo serão
finalizadas
Cada professor coordenador deverá ajudar a
equipe dividindo os alunos entre as tarefas:
Segunda-feira (20/08): (100 pt-todos da equipe!) Apresentação
do grito de guerra no palco! Poderão
ser utilizados instrumentos musicais somente nessa apresentação!
1)(200
pts)Painel feito de tnt branco ( tam
1,45x1,45metros) pra enfeitar o palco usando pintura com formas geométricas.
Tema: Brasil, país da diversidade . Entregar
até 5afeira da semana anterior ! Pois, no dia da gincana já estarão
dependurados no palco!
2)(200
pts)Escultura de 1⁄2 a 1 metro com
material reciclado que contenha elemento
matemático e uma frase de alguns dos autores: Martim Luther King,
Nelson Mandela, Malcon X, Carolina Maria de Jesus, Barack Obama ,Franz Fanom,
Angela Davis ou Lella Gonzalez;
Um
representante da turma mostrará ,dirá o nome dele e explicará como foi feito e
lerá a frase escolhida e o autor.
PROIBIDO usar
isopor por não ser um material reciclável no Brasil.
3)(200
pts) Mosaico 40x50 com formas
geométricas com o tema símbolos
africanos.
4) (200 pts) Vídeo musical (clip) de 1 min com os alunos da equipe realizando
uma ação positiva contra um preconceito ou bullyng ( se possível, a boa ação
sendo feita dentro da comunidade);
Terça-feira (21/08):
5)
(300pts) fazer uma apresentação que envolva teatro usando mímica-cena muda),assunto: fato histórico marcante que teve o
negro protagonista ou subjulgado (2os
anos) e trecho da 1a guerra mundial
(3os anos) em até 3 min.(usar narrador!) ,10 alunos participando
ganham 100 pt a mais .
6)(200 pts) Desfile(casal) que represente 2
personalidades negras importantes do mundo (disputa de melhor
caracterização de maquiagem e roupa).1 min. Não será aceito como elemento surpresa beijo, dança e ‘pegação”(só terá 50 pts de premiação se
realmente for algo criativo!)
Quarta-feira ( 22-08):
7)(200
pts) Imitação(cover)de um(a) cantor(a)
negro(a) significativo para a música. Até 3 min
Quinta-feira (23/ 08):
8)(300
pts)Dança ,fazer uma apresentação
com o tema liberdade ,no estilo dança de
rua ou dança afro,10 alunos participando á caráter ganham 100 pt a mais. Até
3 min.
Sexta-feira ( 24-08): Festa de encerramento ou
finalização de alguma tarefa que não deu tempo em outro dia; reunião
do júri para contagem dos pontos e classificação das equipes! Atrasos serão
descontados ,pois atrapalham as outras equipes.(menos 50 pontos se o aluno que
realizará a tarefa não estiver posicionado no horário e menos 50 pontos se não
tiver a música ou filme no pen drive) Apitos , vuvuzelas e artigos que façam
muito barulho são proibidos.
Regulamento: (*)
Serão
descontados 50 pontos de cada equipe cada
vez que:
a)agir de maneira indisciplinada durante
o evento
b)cujos alunos não permanecerem devidamente
identificados com a cor respectiva na faixa na cabeça ou camiseta ou colete.
c)que
vaiar ou atrapalhar a apresentação de outra equipe
d)que não
permanecer em conjunto durante o evento
e)que
acrescentar em sua equipe alunos de outra sala
f)não
tiver todos os alunos na sala na primeira aula para chamada e descerem só
quando solicitados
g)Não
permanecerem dentro da sala
h)usarem
tempo maior que o previsto na apresentação ou chegarem atrasados no início de
cada prova
i)usarem artigos que façam muito barulho como
apitos , vuvuzelas , tambores etc...
J)que não
tiver um aluno para limpar o pátio todo dia na semana de apresentações.
l)que o
professor coordenador ou substituto não estiver sentado junto com sua equipe.
Observação:
Serão descontados 200 pontos das equipes
que não levarem e trazerem as cadeiras para os devidos lugares, descerem sem
ordem, fazendo barulho ,não permanecerem sentados ou deixarem a sala de aula
bagunçada no final do evento. Será feita a contagem de cadeiras por sala no
final do evento. TODOS OS PROFESSORES
SERÃO JUÍZES NO DIA DAS APRESENTAÇÕES E ESTARÃO OBSERVANDO O COMPORTAMENTO E
ENVOLVIMENTO DOS INTEGRANTES DAS EQUIPES NAS TAREFAS!!
Os alunos entrarão até as 19:10hs todos os dias, irão
para sala para chamada, descerão só quando forem chamados, sala por sala. Não
esqueçam textos e objetos em casa ,pois não poderão entrar alunos depois desse
horário! Todos textos digitados e entregues no dia da apresentação respectiva,
valerão 50 pontos a mais! Será feita uma tarjeta com a nota respectiva da
participação e frequência nas duas semanas e valerá nota EXTRA em todas as matérias
no 3o bimestre! Ps: Usar shorts debaixo de roupas muito curtas! Boa sorte a
todas equipes e usem as férias para pesquisa e ensaio!
(*) elaborado pela professora Sandra de Arte junto com os professores em ATPC
(*) elaborado pela professora Sandra de Arte junto com os professores em ATPC
Nenhum comentário:
Postar um comentário