terça-feira, 14 de agosto de 2018

Gincana da Liberdade: Preparativos Cronograma e Regulamento


Preparativos
Como preparativos para a Gincana da Liberdade os alunos do período noturno assistiram na semana passada (no auditório do CÉU e no pátio da nossa escola)  quatro filmes: Selma, Mandela, Amistad 12 anos de Escravidão. É uma temática de grande importância que desejamos que os alunos se apropriem para que adquiram uma bagagem necessária a um bom desempenho em supostas redações nos vestibulares. Independentemente de cair no vestibular ou não, é uma temática que desperta o adolescente para a vida, em busca de razões para lutar por um mundo melhor. Que assim seja!

CRONOGRAMA

Gincana da Liberdade
3a semana de agosto (preparação das tarefas, ensaios, trazer :pesquisas , textos e caixinha de som!
4a semana (apresentações): Cada sala será uma equipe, usará uma cor na camiseta OU colete OU faixa na cabeça OU pintura no rosto que deverá ter a identificação de sua turma.(um aluno pode ficar responsável por tingir ou customizar as camisetas) Todos os dias subirão para as salas e o professor fará a chamada na pasta, líder deverá conferir se foi feita a chamada, nos dias de apresentações descerão uma sala de cada vez!!! Cada equipe escolherá um nome que traduza uma idéia positiva ou construtiva (os representantes deverão fazer a votação no nome e repassar para a coordenação);
Na 2a e 3a feira (13 e 14 agosto) serão entregues roupas , brinquedos, cobertores, toalhas, sapatos e acessórios; Haverá uma tabela com os pts. Esses itens serão doados para o projeto de futebol da escola ;
Cada equipe terá que ter um líder (poderá ser diferente da gincana dos países),3 apoios (ajudantes do líder), um mensageiro(só ele poderá buscar materiais e tirar dúvidas ou fazer reclamações com a direção ou coordenação);Deverão escolher um mascote que saiba dançar que estará vestido com o figurino confeccionado pela equipe (criar um super herói que represente um afrodescendente) todos os dias e não poderá ser comprado! A qualquer momento será chamado ao palco com os outros mascotes para dançar algum ritmo musical (ganhará 50 pontos cada vez que for chamado e conseguir dançar o ritmo); As caixas com os kits deverão ser CUIDADOSAMENTE e com identificação colocados no fim do dia na sala de vídeo; Desperdício de materiais tb terão descontos.
Um dos apoios nos dias 13 e 14 deverá ir na direção para fazer parte de uma comissão que verificará a qualidade das doações e se a equipe encaminhou as doações com placa com série para o local correto.
Todas as tarefas seguirão com cronometro o tempo exigido e se passar o tempo serão finalizadas
 Cada professor coordenador deverá ajudar a equipe dividindo os alunos entre as tarefas:
Segunda-feira (20/08): (100 pt-todos da equipe!) Apresentação do grito de guerra no palco! Poderão ser utilizados instrumentos musicais somente nessa apresentação!
1)(200 pts)Painel feito de tnt branco ( tam 1,45x1,45metros) pra enfeitar o palco usando pintura com formas geométricas. Tema: Brasil, país da diversidade . Entregar até 5afeira da semana anterior ! Pois, no dia da gincana já estarão dependurados no palco!
2)(200 pts)Escultura de 1⁄2 a 1 metro com material reciclado  que contenha elemento matemático e uma frase de alguns dos autores: Martim Luther King, Nelson Mandela, Malcon X, Carolina Maria de Jesus, Barack Obama ,Franz Fanom, Angela Davis ou Lella Gonzalez;
Um representante da turma mostrará ,dirá o nome dele e explicará como foi feito e lerá a frase escolhida e o autor.
PROIBIDO usar isopor por não ser um material reciclável no Brasil.
3)(200 pts) Mosaico 40x50 com formas geométricas com o tema símbolos africanos.
 4) (200 pts) Vídeo musical (clip) de 1 min com os alunos da equipe realizando uma ação positiva contra um preconceito ou bullyng ( se possível, a boa ação sendo feita dentro da comunidade);
Terça-feira (21/08):
5) (300pts) fazer uma apresentação que envolva teatro usando mímica-cena muda),assunto: fato histórico marcante que teve o negro protagonista ou subjulgado (2os anos) e trecho da 1a guerra mundial (3os anos) em até 3 min.(usar narrador!) ,10 alunos participando ganham 100 pt a mais .
 6)(200 pts) Desfile(casal) que represente 2 personalidades negras importantes do mundo (disputa de melhor caracterização de maquiagem e roupa).1 min. Não será aceito como elemento surpresa beijo, dança  e ‘pegação”(só terá 50 pts de premiação se realmente for algo criativo!)
Quarta-feira ( 22-08):
7)(200 pts) Imitação(cover)de um(a) cantor(a) negro(a) significativo para a música. Até 3 min
Quinta-feira (23/ 08):
8)(300 pts)Dança ,fazer uma apresentação com o tema liberdade ,no estilo dança de rua ou dança afro,10 alunos participando á caráter ganham 100 pt a mais. Até 3 min.
Sexta-feira ( 24-08): Festa de encerramento ou finalização de alguma tarefa que não deu tempo em outro dia; reunião do júri para contagem dos pontos e classificação das equipes! Atrasos serão descontados ,pois atrapalham as outras equipes.(menos 50 pontos se o aluno que realizará a tarefa não estiver posicionado no horário e menos 50 pontos se não tiver a música ou filme no pen drive) Apitos , vuvuzelas e artigos que façam muito barulho são proibidos.
Regulamento: (*)
 Serão descontados 50 pontos de cada equipe  cada vez que:
 a)agir de maneira indisciplinada durante o evento
 b)cujos alunos não permanecerem devidamente identificados com a cor respectiva na faixa na cabeça ou camiseta ou colete.
c)que vaiar ou atrapalhar a apresentação de outra equipe
d)que não permanecer em conjunto durante o evento
e)que acrescentar em sua equipe alunos de outra sala
f)não tiver todos os alunos na sala na primeira aula para chamada e descerem só quando solicitados
g)Não permanecerem dentro da sala
h)usarem tempo maior que o previsto na apresentação ou chegarem atrasados no início de cada prova
 i)usarem artigos que façam muito barulho como apitos , vuvuzelas , tambores etc...
J)que não tiver um aluno para limpar o pátio todo dia na semana de apresentações.
l)que o professor coordenador ou substituto não estiver sentado junto com sua equipe.
Observação: Serão descontados 200 pontos das equipes que não levarem e trazerem as cadeiras para os devidos lugares, descerem sem ordem, fazendo barulho ,não permanecerem sentados ou deixarem a sala de aula bagunçada no final do evento. Será feita a contagem de cadeiras por sala no final do evento. TODOS OS PROFESSORES SERÃO JUÍZES NO DIA DAS APRESENTAÇÕES E ESTARÃO OBSERVANDO O COMPORTAMENTO E ENVOLVIMENTO DOS INTEGRANTES DAS EQUIPES NAS TAREFAS!!
Os alunos entrarão até as 19:10hs todos os dias, irão para sala para chamada, descerão só quando forem chamados, sala por sala. Não esqueçam textos e objetos em casa ,pois não poderão entrar alunos depois desse horário! Todos textos digitados e entregues no dia da apresentação respectiva, valerão 50 pontos a mais! Será feita uma tarjeta com a nota respectiva da participação e frequência nas duas semanas e valerá nota EXTRA em todas as matérias no 3o bimestre! Ps: Usar shorts debaixo de roupas muito curtas! Boa sorte a todas equipes e usem as férias para pesquisa e ensaio!
(*) elaborado pela professora Sandra de Arte junto com os professores em ATPC





Nenhum comentário:

Postar um comentário