segunda-feira, 14 de outubro de 2019

Melhoria de Resuldados - MMR N3

Na última quinta feira, 10 de outubro na reunião de N3 realizamos algumas reflexões sobre a melhoria de resultados neste ano de 2019. O que já deu certo? O que precisa melhorar? Os dados do desempenhos dos alunos nas Avaliações da Aprendizagem em Processo dos três primeiros bimestres, nos fornecem uma ideia desta melhoria de resultados.

Sexto Ano do Ensino Fundamental

Nos sextos anos do Ensino Fundamental, conforme podemos ver pelos gráficos, em matemática houve uma melhoria significativa do primeiro para o segundo bimestre, mas uma queda do segundo para o terceiro bimestre. Contudo, se considerarmos do primeiro para o terceiro bimestre os alunos melhoraram o desempenho. Em Língua portuguesa, os alunos caíram no desempenho do primeiro para o segundo bimestre, mas melhoraram significativamente no terceiro bimestre.

Sétimo Ano do Ensino Fundamental

O desempenho dos nossos alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental em Matemática cresceu gradativamente do primeiro para o segundo e do segundo para o terceiro bimestre. Já em Língua Portuguesa, caiu do primeiro para o segundo bimestre, mas melhorou do segundo para o terceiro bimestre. Contudo a melhora do terceiro ficou abaixo do desempenho do primeiro bimestre.

Oitavo Ano do Ensino Fundamental

No Oitavo ano do Ensino Fundamental, o desempenho dos alunos em matemática decaiu do primeiro para o segundo bimestre, mas recuperou significativamente no terceiro bimestre. Já em Língua Portuguesa, houve um crescimento gradual do primeiro para o segundo, e muito significativo do segundo para o terceiro bimestre.

Nono Ano do Ensino Fundamental

O desempenho dos nossos alunos do nono ano do Ensino Fundamental em Matemática apresentou um crescimento gradual do primeiro para o segundo bimestre e um crescimento signficaivo do segundo para o terceiro bimestre. Em Língua Portuguesa, subiu do primeiro para o segundo, mas caiu no terceiro bimestre, chegando a um patamar inferior ao do primeiro bimestre.

Primeira Série do Ensino Médio

O desempenho dos alunos da primeira série do Ensino Médio em Matemática decaiu do primeiro para o segundo bimestre, mas teve uma ascensão bastante significativa no terceiro bimestre. Em Língua Portuguesa melhorou significativamente do primeiro para o segundo bimestre, teve uma queda no terceiro bimestre, mas ainda assim o percentual de acertos do terceiro bimestre foi maior do que o do primeiro bimestre.

Segunda Série do Ensino Médio

O desempenho dos alunos da segunda série do Ensino Médio em Matemática decaiu do primeiro para o segundo bimestre, mas aumentou significativamente do segundo para o terceiro bimestre. Em língua houve uma progressão gradual do primeiro para o segundo e do segundo para o terceiro bimestre.

Terceira Série do Ensino Médio

O desempenho dos nossos alunos em Matemática teve uma pequena queda do primeiro para o segundo bimestre mas cresceu significativamente do segundo para o terceiro bimestre. Em Língua Portuguesa, ocorreu o mesmo movimento em menor intensidade. De qualquer forma o saldo evolutivo no terceiro bimestre foi significativo.

Ao considerar os resultados da Avaliação da aprendizagem em processo do terceiro bimestre em comparação com as escolas da Diretoria de Ensino sul 1 de mesmo perfil sócio econômico, consideram-se os seguintes dados:

Desempenho em Matemática nos Anos Finais - Terceiro Bimestre

Desempenho em Matemática nos Ensino Médio - Terceiro Bimestre


Desempenho em Português nos Anos Finais - Terceiro Bimestre


Desempenho em Português nos Ensino Médio - Terceiro Bimestre


Fluxo Ensino Médio - Terceiro Bimestre


Fluxo Anos Finais - Terceiro Bimestre



Percentual de cumprimento das ações do MMR em 2019



Percentual de cumprimento das etapas das ações do MMR em 2019





Diante destes gráficos que demonstram uma sensível melhoria dos resultados tanto em Matemática como em Língua Portuguesa ao longo do ano, concluímos que as ações desenvolvidas ao longo do ano letivo (Gincana da Matemática, Roda de Leitura, Gincana Universo Etelvina e demais projetos realizados) promoveram um sentimento de pertencimento do aluno em relação à sua escola, redundando numa melhoria dos resultados educacionais. As poucos discrepâncias ocorridas, poderão ser sanadas, intensificando o projeto de reforço escolar em Matemática e Língua Portuguesa. Parabéns a toda equipe escolar, gestão, professores e alunos que vestem a camisa da escola buscando sempre mais a melhoria do processo educacional. "Só se faz um país com professor".


Nenhum comentário:

Postar um comentário