ATA DA REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DE CONSELHO DE ESCOLA E
CONSELHO DELIBERATIVO DA APM
Aos treze dias do mês de setembro de 2019, reuniu-se o Conselho de
Escola e Conselho Deliberativo da Associação de Pais e Mestres, por Convocação
do diretor de escola e presidente do Conselho de Escola e do Conselho
Deliberativo da APM professor Wanderlino Cabrini Araujo, para deliberar sobre o
assunto pautado na convocação datada de 09 de setembro de 2019: PDDE Educação
Básica – Custeio 33.323,38 – Capital 16.272,95; PDDE Estrutura (Acessibilidade)
= Custeio 192,72 – Capital 0,00; PDDE Mais Educação – Custeio: 4.574,44 –
Capital – 245,59; PDDE Qualidade (Educação Conectada e PROEMI) – Custeio
8.025,57 – Capital 9.261,68. O diretor de escola iniciou a reunião agradecendo
a presença dos Conselheiros que atenderam à sua convocação, e a reunião
iniciou-se às 11:30h, em segunda convocação. Explicou que as prestações de
conta do exercício de 2018 foram aprovadas e que este foi o saldo remanescente
para investimentos em 2019. Enfatizou ainda que as verbas dos Programas Mais
Educação e PROEMI QUALIDADE, não mais serão reprogramadas pelo MEC, e portanto,
este saldo deve ser zerado até o final do presente exercício. Daí a necessidade
de o Conselho de Escola eleger as prioridades para aplicação das mesmas, cujas necessidades serão submetidas à Comissão de supervisores da Diretoria de Ensino
responsáveis pelos programas MEC. Somente após aval da supervisão, estes
investimentos poderão ser iniciados. Informou
ainda que foi disponibilizado no blog da escola, um campo para sugestões de
investimentos, de acordo com as eventuais necessidades da escola. Com base
nestas sugestões, bem como nas demais sugestões dos vários segmentos escolares,
apontadas durante a sessão de Conselho de Escola, assim ficaram distribuídas as
prioridades para investimentos das verbas federais abaixo:
PDDE Educação Básica –
Custeio 33.323,38 – Capital 16.272,95: Destinada a aquisição de equipamentos e
materiais/serviços para manutenção preventiva e corretiva, conservação e pequenos
reparos no prédio e nos equipamentos escolares, bem como materiais de consumo
para apoio pedagógico, despesas cartorárias, etc. Para investimentos em custeio da educação básica, os vários segmentos da
escola elegeram a aquisição de materiais para os projetos escolares em
andamento: Gincanas (manhã – tarde – noite), aquisição de TNT, pincéis, papel
cartão, cartucho de tinta para impressoras, fitas adesivas, giz de cera,
cartolina, fita dupla face, canetas hidrográficas, espetos de madeira 25 cm,
cola quente (pistola e bastão), copos descartáveis, verniz, tinta acrílica,
vassouras e pás para limpeza (kits para salas de aula), caixas organizadoras,
madeiras (tábuas pinus) e parafusos para reparos e manutenção do palco, reparos
nos equipamentos escolares, impressoras, aparelhos de som TV, reparos/troca de
lousas em sala de aula, reparos em ventiladores das salas de aula, reparos
elétricos nas salas de aulas, inclusive no quadro de luz, individualizando os
disjuntores para apagar e acender individualmente cada sala de aula, reparos nas portas danificadas em salas de
aula, reparos nos banheiros dos alunos, reparos (solda) em portões da quadra,
desentupimento do esgoto do banheiro dos alunos, bem como nas válvulas dos
banheiros dos alunos, reparos nas portas de aço da sala de educação física,
etc. Também ficam contemplados materiais para os projetos de folclore/haloween,
sarau, consciência negra, etc.; Materiais esportivos tais como: medalhas e
troféus para premiação, bolas de futsal, basquete, voleibol, handebol, raquetes
e bolas de pingue pongue, suporte para correspondências, sinal musical, etc. Como investimentos em despesas de capital da
educação básica, elege-se como prioridades aquisição de caixas de som,
mesas de com e amplificadores para as atividades escolares, computadores e
impressoras com scanners, projetor para Datashow nas salas de aula; Serviços de
instalação de Central de PABX e aparelhos de headset sem fio, aparelhos de
telefone, escada fixa corrediça para armários dos alunos, bancos para alunos
(pátio), mesas para alunos (pátio), mesas para professores (salas de aula), Panela
de pressão industrial, máquina de lavar louças industrial para cozinha,
geladeira, etc.
PDDE Estrutura (Acessibilidade)
= Custeio 192,72 – Capital 0,00: Destinada a aquisição de bens, materiais e/ou
contratação de serviços para construção e adequação de rampas, alargamento de
portas e passagens, adequação de sanitários e outras adequações físicas para
melhoria dos ambientes da Escola. Para investimento
em custeio, único desta modalidade, elege-se a prioridade de promover os
reparos necessários ao banheiro acessível masculino.
PDDE Mais Educação –
Custeio: 4.574,44 – Capital – 245,59: Destinada a aquisição de materiais
permanentes e de consumo, contratação de serviços necessários às atividades de
Educação Integral, ressarcimento de monitores que realizam atividades no
desenvolvimento do Programa. Para investimentos em Mais Educação remanescente
de 2018, cujo valor é insuficiente para contratação de monitores para reforço
escolar, os vários segmentos da escola sugerem investir como custeio na aquisição de materiais didáticos como
toner para impressoras, tintas para impressoras e materiais diversos para montagem
de kits para trabalhos escolares, tais como TNT, cartolinas, papel sulfite,
papel craft, papéis diversos de natureza pedagógica, cola, lápis de cor, giz de
cera, compasso, cola quente, pote de tinta guache (várias cores), TNT, spray
(cinco frascos de cada cor) etc. A sugestão de investimento em capital, devido ao valor pequeno é a aquisição de
um globo terrestre em alto relevo, ou material similar para uso
didático-pedagógico.
PDDE Qualidade (Educação
Conectada e PROEMI) – Custeio 8.025,57 – Capital 9.261,68: Destinada a locação
de espaços físicos para utilização esporádica e/ou contratação de serviços de
infraestrutura, transporte, alimentação, hospedagem e demais despesas
relacionadas à realização de eventos; aquisição de equipamentos e mobiliários;
aquisição de materiais didático-pedagógicos. Para investimentos no custeio do PDDE Qualidade temos a parte que cabe à
Educação conectada onde será custeada a instalação de pontos de wifi por toda a
escola para as demandas didático-pedagógicas. O saldo remanescente do PROEMI
será utilizado para aquisição de obras para o projeto “roda de leitura”, tais
como: empoderamento feminino, negritude, Antifas, entre outros. Cortinas para
escurecimento de salas de aula para aulas com Datashow. Além do Projeto de Leitura, da Gincana de Matemática, temos em andamento
o projeto de grafite nos muros da escola, Halloween e Consciência Negra. Para investimentos em despesas de capital,
os vários segmentos da escola sugerem: Prateleiras para sala de leitura,
computadores tipo desktop, câmeras fotográficas digitais, filmadoras digitais,
projetores e notebooks para uso em salas de aulas, entre outros. Não havendo
nada mais a tratar, encerrou-se a reunião com a assinatura de todos os
presentes.
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