sexta-feira, 29 de março de 2019

Plano de Melhoria MMR Reunião na Escola

Vivenciando a Matemática
Projeto de melhorar o visual de nossa escola com temas relacionados à aprendizagem da matemática


Roda de Leitura - Professora Itaci
 Roda de Leitura Professora Jocimeire


03 de junho de 2019 - Gincana da Matemática
MMR em ação







03 de junho de 2019
Roda de Leitura Professora Sheila - 6A

Roda de Leitura Professora Nanci - 6C

Roda de Leitura - Professora Tânia - 1J


21 de maio de 2019
Roda de Leitura -Professora Tania


16 de maio de 2019
Plano de Melhoria em ação

Roda de Leitura - Professora Liliam - Língua Portuguesa





Atividade: Baú dos sentidos- Professor Tal: Arte





Na sexta feira do dia 29 de março realizamos a reunião de "brainstorm" visando identificar os entraves que impedem o avanço do aprendizado dos alunos, bem como estabelecer ações para o nosso plano de melhoria. Participaram da reunião a nossa supervisora Geny, o diretor da escola Wanderlino, a vice-diretora Patricia, o professor coordenador José Adriano, o professor Andrade (matemática), a professora Jocimeire (português), os alunos do Conselho de Escola Kevin (9D) e Bruna (1F), os alunos do Grêmio Estudantil recém eleito Raiana (2B) e Railana (3 ), e ainda a mãe do aluno Ícaro do 7E, e também representante do Conselho de Escola, Márcia Guilherme da Silva. O diretor da escola iniciou a reunião apresentando os dados do IDESP e SARESP de 2018, e enfatizando a boa notícia que tivemos neste ano: a escola alcançou a meta de 2018 tanto no Ensino Fundamental como no Ensino Médio. Sem dúvida, isto só foi possível graças ao trabalho e comprometimento não apenas da gestão, mas principalmente de todo corpo docente da escola. Por outro lado, se tivemos uma boa notícia, não temos motivos apenas para comemorar. Temos motivos também para nos inquietarmos e nos questionarmos sobre os motivos pelos quais nossos índices tanto do IDESP como do SARESP continuam abaixo do desempenho médio da Diretoria de Ensino, da Rede municipal e da rede estadual como um todo.














Diante destes dados, o diretor convidou a todos para refletir sobre as possíveis causas do baixo rendimento, bem como das possíveis ações da escola como um todo visando melhorar o aprendizado de nossos alunos. Identificou-se como possíveis causas do ainda baixo rendimento a) a falta de atenção e seriedade dos alunos para com os estudos (causa identificada por um aluno); b) falta de disciplina dos alunos (causa apontada por uma aluna); c) falta de autoridade do professor (também apontada por uma aluna); d) defasagem de aprendizagem dos alunos. A defasagem na aprendizagem foi apontada como causa raiz. Para buscar sanar esta defasagem de aprendizagem dos alunos, de modo especial em Língua Portuguesa e Matemática, foram apontadas as seguintes ações: No Ensino Fundamental propõe-se dar continuidade e aprimorar o projeto de leitura, inclusive com a realização de alguns saraus literários e ainda uma gincana da matemática a ser formatada pelos professores em atpcs. No Ensino Médio propõe-se dar continuidade e aprimoramento ao projeto de leitura na primeira série, e Leitura e redação nas segundas e terceiras séries. Para aprimorar o estudo de matemática propõe-se que o Khan Academy seja retomado gradativamente. Estas idéias e planos de ação deverão então ser postas no MMR como prioridades da gestão de 2019 na EE Etelvina de Goes Marcucci.


Nenhum comentário:

Postar um comentário