sexta-feira, 1 de março de 2019

Encontro com o Secretário da Educação



Síntese do encontro de diretores e dirigentes com o Secretário da Educação em Águas de Lindóia dias 25 e 26 de fevereiro de 2019

O Secretário da Educação reuniu as equipes da SEE, os Dirigentes Regionais e Diretores das maiores escolas  com ensino médio. Segue alguns apontamentos das discussões em grupos e plenária:
“ Todos  precisam compreender o seu papel na aprendizagem dos alunos.”
“ Escola  que dá certo tem diretor bom. E diretor bom acompanha tudo na escola, principalmente o pedagógico”.
“ primado da boa gestão: gastar bem o  dinheiro público “
- Meta da Secretaria da Educação:
Fazer com que São Paulo retome a liderança da Educação Nacional e apareça no ranking da educação mundial.
- Nas avaliações de larga escala SP era referência até 2015 e perdeu este posto.
- Foco do trabalho de todas as equipes da SEE, das Diretorias de Ensino e das Escolas: a aprendizagem dos alunos.
- Pilares do foco: 1-pedagógico, 2-pessoas, 3-infraestrutura.

- O QUE PRECISAMOS FAZER:

- 1- AÇÕES DO PILAR PEDAGÓGICO:
- implementar o novo currículo paulista nas etapas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental; - construir os novos materiais com os professores da rede.
- debater a etapa do 6. ao 9. ano;
- discutir em conjunto e implementar o novo Ensino Médio com foco na ampliação das possibilidades de escolha para os alunos; Zerar a evasão e garantir melhores condições para os egressos;
- ouvir os jovens;
- reformular os materiais pedagógicos de apoio considerando o novo currículo;
- alinhar as avaliações (Saresp, Saeb, AAP);
- em anos de SAEB não haverá SARESP;
- pactuar sinalizadores do /SAEB/IDEB por diretoria e escola;
- discutir com a rede a organização trimestral das avaliações;
- fazer a formação dos professores em consonância com o novo currículo/metodologias ativas e focadas na aprendizagem dos alunos; formação presencial nas DEs.
- expandir o MMR para todas as escolas e sob a coordenação da CGEB: monitoramento e suporte para garantir a aprendizagem;
- Fortalecer os projetos de recuperação e o reforço;
- Discutir o ATPC e o ATPL.
- Alinhar projetos e programas à aprendizagem-PEF;
- Estudos para restabelecer o professor auxiliar na rede. Será necessário que o professor titular da classe se envolva com a aprendizagem de seus alunos;

- 2-AÇÕES DO PILAR PESSOAS
- composição da equipe a partir de critérios técnicos;
- monitoramento,  formação e avaliação constante dos resultados;
- Revisão dos módulos de AOE, PC E VICE.
- Concursos: oficial Adm., PEB I e II, supervisor
- colocar energia no foco aprendizagem;
- valorizar a carreira dos professores priorizando 40 horas em uma única escola; o professor precisa ter identidade com a escola
- Associar progressão na carreira e bônus com foco na aprendizagem
- os materiais pedagógicos serão produzidos pelos professores da rede (valorizar boas práticas da rede);
- Como podemos estender  a filosofia e ações da PEI para todas as escolas?
- garantir professores nas salas de aula em todas as escolas e em todos os dias; mais profissionalismo e menos permissividade. Muitas faltas, muitas licenças de 04 dias. Pensar no aluno.
- melhor uso da ATPC e ATPL como espaços formativos coletivos;
- Formações com base nas experiências de professores da rede e com melhor uso do ATPC e ATPL;
- Fortalecer apoio pedagógico com definição clara das atribuições de todos os profissionais da estrutura da escola, diretoria e see;
- Prioridade da supervisão é a escola pública.
- supervisores e PCNPs formam a equipe pedagógica das diretorias;
- associar a  progressão e o bônus ao FOCO de aprendizagem. Vai continuar o Bônus, entretanto, será reformulado; portfólio por exemplo para valorizar a prática do professor diretor supervisor;
- selecionar  professores que se destacam,  para produzir materiais e avaliações;
- o quadro de vice diretores e coordenadores será revisto para atender às  necessidades específicas da escola;
- vice diretores e coordenadores serão designados apenas se houver professores para assumir as aulas em substituição;
- garantir o apoio pedagógico às escolas que mais precisam;
- o foco do trabalho dos supervisores e PCNP ( e de todos os centros, núcleos, equipes escolares) será a aprendizagem;
- montar plano que delineie a tarefa de cada um num trabalho em conjunto, fortalecendo o elo entre as  equipes;
- haverá  a melhoria na digitalização de documentos e processos com assinaturas digitais;
- Haverá reunião com o secretário para as demais equipes das escolas e diretorias;

3- AÇÕES DO PILAR INFRAESTRUTURA:
- Adequar a rede física ao modelo pedagógico, resolvendo os problemas de manutenção que existem;
- Segurança nas escolas;
- estudos para destinar às Diretorias equipes de manutenção para atender às necessidades rápidas das escolas;
- simplificar e informatizar os dados gerenciais;
- Fortalecer mecanismos de transparência;
- Usar tecnologias com foco na aprendizagem.
- Informatização dos processos;

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