sexta-feira, 14 de agosto de 2020

Reunião via Meet MMR N3 14 de agosto de 2020

 Aos 14 dias do mês de agosto de 2020, realizou-se via MEET a reunião de MMR N3 da Escola Estadual professora Etelvina de Goes Marcucci. Estiveram presentes na reunião, a supervisão, a direção, a coordenação e membros do Conselho de Escola da unidade escolar. O professor Wanderlino Cabrini Araujo, diretor de escola agradeceu a presença de todos e explicou a natureza da reunião que visa fundamentalmente traçar um comparativo da evolução da participação dos alunos nas plataformas educacionais remotas (TV, CMSP, Classroom, MEET e Whats app), identificar os principais problemas detectados até o momento, e propor ações para melhorias. O professor coordenador José Adriano apresentou a todos duas planilhas demonstrativas da sincronização das turmas do classroom, sendo a primeira do início do mês de junho, ocasião da última reunião de MMR, e a outra refletindo o momento atual. Em junho, visando aumentar a participação dos alunos foram traçadas algumas ações, dentre as quais, o plantão do pessoal administrativo toda quinta feira na ETEC para auxiliar os alunos que não conseguiam acessar as plataformas educacionais. Pelas planilhas apresentadas pelo coordenador José Adriano, inferiu-se que houve um aumento na adesão dos alunos nas plataformas, de modo especial as turmas sincronizadas no classroom que até junho apresentavam seus trabalhos em uma turma geral criada pelo coordenador, e a partir de então foram sendo feitas as sincronizações das disciplinas de cada professor. No Ensino Fundamental, dos 763 alunos, 505 já apresentavam alguma participação em junho tendo este número aumentado para 537 agora em agosto, representando um aumento de 4 por cento. Ainda assim, até o momento foram alcançados apenas 70% do total dos alunos do Ensino Fundamental. No Ensino Médio, dos 925 alunos, 395 já apresentavam alguma participação no mês de junho, aumentando para 689 no momento atual, representando um aumento de 32% nas participações. Isto vale dizer que até o momento, 74% dos alunos do Ensino Médio já tiveram de algum modo participação na mídias remotamente. No Ensino Médio Novotec (Administração), dos 35 alunos, 24 já tiveram alguma participação em junho e atualmente este número subiu para 28 alunos, representando um aumento de 11%. Estes 28 alunos representam 80% dos 35 alunos da turma. Passou-se a palavra aos professores para suas manifestações e de um modo geral, a fala recorrente dos professores é que paira a sensação de que a real participação e aproveitamento escolar é muito menor do que a representada nestes números reportados nas duas planilhas. Ao que parece, com alguns professores com os quais os alunos possuem maior vínculo a participação é maior e com outros a participação é menor. Diante deste quadro, surge a pergunta do momento: o que fazer para melhorar esta participação dos alunos tanto quantitativa como qualitativamente. O professor Orlando pergunta ao diretor qual a posição da gestão em relação ao retorno das aulas. O diretor responde que a gestão escolar representa a Secretaria da Educação independentemente de qualquer teor ideológico ou partidário. Hoje, a posição oficial da Seduc é pelo retorno opcional a partir de 8 de setembro e retorno gradativo seguindo protocolos de segurança ditados pela área da saúde a partir de 7 de outubro. Este quadro, contudo vai depender da evolução dos números da pandemia no Estado de São Paulo como um todo. Este calendário poderá se confirmar ou se modificar. De qualquer modo, no retorno presencial, mesmo com rotatividade de alunos ou turmas (a ser definido pela escola e submetido a aprovação da Diretoria de Ensino), ficarão desobrigados de retornar presencialmente, devendo permanecer no trabalho remoto, os professores e funcionários do grupo de risco que já se manifestaram no questionário da SED. O supervisor Rizomar também se pronunciou a respeito do momento de incertezas que ainda vivemos em relação ao retorno presencial e deixou claro que somente no momento em que a SEDUC efetivamente bater o martelo é que saberemos de fato quando será o retorno presencial. Hoje, o que temos efetivamente é o Ensino nas plataformas remotas e precisamos elencar ações para que esta melhoria participativa ocorra. O supervisor frisou ainda a importância do fortalecimento dos vínculos com os alunos. Ficou acordado que seriam implementadas as seguintes ações: 1) ligar para os alunos e pais dos alunos das turmas com participação mínima ou insignificante; 2) Fazer uma reunião de pais remotamente por meio do Meet; 3) Aumentar o número de dias para atendimento presencial dos alunos, agora na própria escola, uma vez que a escola, que foi centro de isolamento social está sendo devolvida; 4) Aumentar o número de professores participantes voluntariamente dos grupos de Whats app das turmas, com o propósito de motivar os mesmos a participar mais das atividades propostas por todos os professores; 5) Apropriar-se da ferramenta de interação direta do professor com os alunos durante as aulas do Centro de Mídias (ferramenta que está sendo aprimorada pela SEDUC e será gradativamente apresentada durante os atpcs pela coordenação). Sem mais no momento, encerrou-se a reunião, ficando aberta ainda a participação dos demais membros da comunidade escolar através deste blog escolar.





Nenhum comentário:

Postar um comentário