quinta-feira, 5 de março de 2020

MMR 2020 - Reunião N3


Realizamos no dia 04 de março, juntamente com a nossa supervisora Ângela a primeira reunião de brainstorm do MMR de 2020. Foram analisados os dados do desempenho da nossa escola no IDESP de 2018 e 2019. Esta reunião também teve a participação de alunos e professores da escola visando identificar situações problema que impedem o avanço do desempenho dos nossos alunos no Saresp para uma consequente melhoria dos nossos índices do IDESP.


Foram analisados os dados comparativos do desempenho da nossa escola no IDESP de 2018 e no IDESP ded 2019 e constatamos que houve um decréscimo tanto no desempenho no SARESP como no índice final do IDESP que leva em consideração também o fluxo dos alunos. Assim sendo passou-se a levantar possíveis causas do baixo desempenho dos nossos alunos, sendo apontadas entre outras a falta de interesse dos alunos,  a falta de base (pré-requisitos), a falta de comprometimento, a dificuldade de interpretação. Foram pensadas então ações conjuntas que poderiam ser tomadas pela escola para desenvolver as habilidades em que os alunos se encontram defasados. Para isto, foram analisados os resultados da prova de entrada das AAPs de 2020.


Foi lembrado que os professores de Língua e Portuguesa e Matemática estavam sendo capacitados em nível de Diretoria de Ensino para trabalhar as sequências didáticas para suprir as habilidades e competências com maior defasagem. Ficou acordado que além de Língua Portuguesa e Matemática, as demais áreas se encarregariam de levantar como suas áreas também poderiam trabalhar estas mesmas habilidades e competências de maior defasagem. O Plano de Melhoria (MMR) seria elaborado para dar suporte às ações que levassem toda a escola a unir esforços nesta mesma direção: diminuir a distância entre o que os professores precisam transmitir aos nossos alunos e as expectativas que os mesmos têm em relação aos seus professores. Desta maneira, o Ensino ficaria mais significativo para os alunos. Decidiu-se ampliar o Projeto de Leitura para todas as áreas, sendo que cada área desenvolveria a leitura de alguma temática ligada à sua própria área. A Gincana da Matemática seria ampliada para todos os componentes como Gincana das Habilidades. Enfatizou-se também que tanto alunos como professores precisam de uma maior assessoria e acompanhamento. Mais lições de classe e de casa para os alunos (com cobrança por parte dos professores); Mais acompanhamento da coordenação no desenvolvimento das sequências didáticas dos professores. Após elaborado o Plano com todas estas atividades no SED, o MMR passará à apreciação do Conselho de Escola para plena implantação em nossa escola.











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