terça-feira, 17 de março de 2020

Documento Orientador Atividades a Distância II

Orientações específicas por segmento ou componente curricular
            Na tabela a seguir, apresentamos sugestões específicas por segmento ou componente curricular. Destacamos que essas orientações visam apoiar os professores com sugestões de atividades a serem desenvolvidas neste momento, mas cada um pode ajustar à sua realidade para que seja dada continuidade ao trabalho que já vinha sido desenvolvido anteriormente com os alunos.
            É importante reforçar que os arquivos trazem pontos de partida, que podem ser adaptados, transformados em um ou mais roteiros de estudos, conforme o(a) professor(a) planejar. Além disso, no momento da idealização, deve-se considerar por que canal a atividade chegará no aluno. Pode ser enviada por redes sociais, e-mail, por exemplo. Além disso, é parte do material os combinados sobre como e quando o aluno realizará a atividade. Oriente os estudantes caso eles devam enviar alguma resposta, por exemplo.
OBS: o primeiro link contém materiais de apoio para os anos iniciais do ensino fundamental. Os links seguintes incluem orientações para os diferentes componentes curriculares para os professores dos anos finais do ensino fundamental ou do ensino médio
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componente curricular
Link
Anos iniciais do ensino fundamental
Língua Portuguesa
Matemática
Ciências
Biologia
Física
Química
História
Geografia
Sociologia
Filosofia
Língua Estrangeira Moderna - Inglês
Arte
Educação Física
Projeto de Vida
Tecnologia e Inovação
Orientação de Estudos, Práticas Experimentais, Protagonismo Juvenil, Tutoria e Clubes Juvenis

            Os arquivos acima foram disponibilizados em formato aberto para que possam ser baixados e adaptados. Também disponibilizamos, neste link, pasta com esses mesmos arquivos em formato PDF.

           
Atendimento Educacional Especializado - AEE
Para os alunos que fazem parte do Atendimento Educacional Especializado em Sala de Recursos, de modo itinerante ou em Classe Regida por Professor Especializado-CRPE, o Centro de Apoio Pedagógico-CAPE orienta que os professores elaborem roteiros de estudos enriquecedores dos conteúdos desenvolvidos até o momento, para consolidação e aprofundamento do que já foi trabalhado.
Caberá à equipe gestora, juntamente com os professores especializados, orientar os pais/responsáveis em relação ao roteiro de estudos e sobre a importância da estimulação do estudante durante o período de suspensão necessária e importante das aulas.
Tais orientações também se estendem às instituições credenciadas com a Pasta, por meio de contrato ou Termo de Colaboração, que atendem a alunos Público Alvo da Educação Especial.

Modalidades Educacionais

Os professores que atuam nas modalidades e atendimentos da Educação de Jovens e Adultos, Educação Escolar Indígena, Educação Escolar Quilombola, Comunidades Tradicionais e Educação no Campo devem seguir as mesmas diretrizes indicadas para todas as escolas da rede. Os roteiros de estudos, no entanto, devem ser adequados às características do público e da modalidade. 
Quanto à Educação Escolar Indígena, a Educação Escolar Quilombola, as Comunidades Tradicionais e a Educação no Campo, devido às suas especificidades, recomenda-se que sejam orientadas atividades (roteiros de estudo) que fortaleçam as práticas já realizadas no primeiro bimestre e pautadas na valorização cultural.
Para a EJA, orienta-se que os docentes proponham atividades contextualizadas e de acordo com a faixa etária do público atendido, realizando adequações didáticas dos conteúdos, competências e habilidades do Currículo e do Material EJA Mundo do Trabalho, conforme necessidade. Importante propor atividades de pesquisas que envolvam também situações problemas e reflexões, de forma a incentivar os discentes a buscarem o conhecimento, revisando os conteúdos já aprendidos.
Já em relação aos Centros de Educação de Jovens e Adultos-CEEJA, que ofertam cursos EJA de presença flexível, é importante orientar que os roteiros de estudos propostos anteriormente, com base no material EJA Mundo do Trabalho, sejam mantidos. Deve ser ofertado ao aluno, no entanto, recursos  para aprofundamento dos conteúdos e habilidades contempladas no roteiro.
No que tange ao encaminhamento dos roteiros de estudo aos(as) alunos(as), sugere-se a utilização de canais de comunicação a distância (por e-mail ou até mesmo via telefone), para que os(as) estudantes, especialmente aqueles(as) que compõem o grupo de risco e/ou são residentes de Comunidades Tradicionais, Quilombos e Aldeias Indígenas, não tenham contato físico com pessoas possivelmente contaminadas. Assim, garante-se o acesso ao roteiro elaborado e comunicação direta para esclarecimento de dúvidas.

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