segunda-feira, 29 de abril de 2019

Gráfico de Desempenho dos Alunos - Primeiro Bimestre - Notas - Faltas e Fluxo

Ensino Fundamental


1. O fluxo dos alunos do sexto ano do Ensino Fundamental é um dado preocupante neste primeiro bimestre. 82 alunos foram transferidos, ou seja, quase três turmas. Que motivos internos ou externos podem ter levado a esta situação? Há alguma ação que poderia ter sido feita na escola que teria evitado esta situação? (responder no comentário)








Ensino Médio

2. O fluxo dos alunos da primeira série do Ensino Médio é um dado preocupante neste primeiro bimestre. 212 alunos foram transferidos, ou seja, mais de cinco turmas. Que motivos internos ou externos podem ter levado a esta situação? Há alguma ação que poderia ter sido feita na escola que teria evitado esta situação? (responder no comentário)

3. O rendimento dos alunos da primeira série do Ensino médio é outro dado preocupante neste primeiro bimestre. 304 alunos tiveram rendimento insatisfatório, ou seja, ficaram com notas vermelhas em mais de três disciplinas. Há algo que poderia ter sido feito para evitar esta situação? Há algo que ainda pode ser feito? (responder no comentário)




6 comentários:

  1. 1. O fluxo dos alunos do sexto ano do Ensino Fundamental é um dado preocupante neste primeiro bimestre. 82 alunos foram transferidos, ou seja, quase três turmas. Que motivos internos ou externos podem ter levado a esta situação? Há alguma ação que poderia ter sido feita na escola que teria evitado esta situação? (responder no comentário)

    ResponderExcluir
  2. 2. O fluxo dos alunos da primeira série do Ensino Médio é um dado preocupante neste primeiro bimestre. 212 alunos foram transferidos, ou seja, mais de cinco turmas. Que motivos internos ou externos podem ter levado a esta situação? Há alguma ação que poderia ter sido feita na escola que teria evitado esta situação? (responder no comentário)

    ResponderExcluir
  3. 3. O rendimento dos alunos da primeira série do Ensino médio é outro dado preocupante neste primeiro bimestre. 304 alunos tiveram rendimento insatisfatório, ou seja, ficaram com notas vermelhas em mais de três disciplinas. Há algo que poderia ter sido feito para evitar esta situação? Há algo que ainda pode ser feito? (responder no comentário)

    ResponderExcluir
  4. O adolescente, muitas vezes, precisa começar a trabalhar. O aluno do primeiro ano do ensino médio precisa mudar de escola para poder trabalhar de dia e estudar de noite. O inverso ocorre com alunos dos segundos e terceiros anos que estudam pela noite e precisam trabalhar no mesmo período, logo estes jovens mudam de escola ou desistem de estudar.

    ResponderExcluir
  5. Tornar a aula mais atrativa para o aluno, trazendo a realidade do mesmo para mais próximo. Em ralação as aulas vagas, pensar em algo para que eles se ocupem com atividades construtivas.

    ResponderExcluir
  6. Nós, professores do noturno, reunidos para realizar o Atpc, acreditamos que um acolhimento no início do 6 ano, com reuniões orientativas aos pais, apresentação dos professores, dos funcionários, inclusive da gestão pode aproximar a família da escola evitando a evasão.
    Essa reunião teria como objetivo também, explicar aos pais as normas e regras da escola, o sistema de aulas, o número de professores, para que os estudantes entendam as mudanças relativas ao ciclo.
    A escola poderia promover no ato da solicitação de transferência, uma pequena enquete para entender o porquê do estudante estar solicitando a mudança de escola, haja vista sabermos que muitos alunos pedem a transferência pois estão mudando de bairro, cidade, estado.
    Quanto à 1 série do Ensino Médio, percebemos que muitos alunos mudaram de escola por causa do período, já que em nossa escola não há essa série no período noturno; algo que poderia ser pensado para o próximo ano letivo. Além disso notamos que há a falta de perspectiva dos estudos como melhoria de vida.
    O rendimento dos alunos está intrinsecamente ligado ao hábito do estudo, algo que poderia ser ensinado a partir do 6 ano, em reuniões com os pais e alunos.
    Alguns alunos vem de outras redes em que o conteúdo dado está aquém do solicitado em avaliações.

    ResponderExcluir