quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

Plano de Curso - Ensino Fundamental de nove anos



ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS

O Ensino Fundamental de nove anos é desenvolvido em 2019 na EE Etelvina de Goes Marcucci nos períodos da manhã e tarde. No período da manhã está o nono ano e no período da tarde o sexto, sétimo e oitavo ano.

AVALIAÇÃO
Os alunos serão avaliados bimestralmente em cada componente curricular com notas de 0 a 10. O desempenho do aluno será considerado insatisfatório quando sua média bimestral for inferior a 5,0. O desempenho do aluno será considerado satisfatório quando a sua média bimestral for igual ou superior a 5,0.

Média Bimestral
Para obtenção da média bimestral em cada componente curricular, o aluno será avaliado com no mínimo dois instrumentos diversificados. Um dos instrumentos será necessariamente uma prova valendo de 0 a 10. O segundo instrumento de avaliação deverá ser a nota aferida pelos professores eventuais ou substitutos (quando o número de faltas do professor titular for maior do que 10% das aulas dadas. Um professor que tenha 20 aulas no bimestre, por exemplo, se teve até duas faltas não usará a nota dos eventuais. Se tiver mais do que duas faltas deverá usar a nota dos eventuais na composição da média dos alunos de sua sala); O conjunto de atividades avaliativas realizadas ao longo do bimestre vai compor o terceiro instrumento de avaliação. Assim a média bimestral do aluno cujo professor titular faltou mais de 10% das aulas dadas no bimestre será composta por (PB + AE + CAF) : 3. Onde PB é a Prova Bimestral, AE é a Avaliação  dos Eventuais e CAF é o Conjunto de Atividades avaliativas de formação que forem dadas ao longo do bimestre. A média bimestral do aluno cujo professor titular faltou menos de 10% das aulas dadas no bimestre será composta por (PB + CAF) : 2. Onde PB é a Prova Bimestral e CAF é o conjunto de atividades avaliativas de formação realizadas ao longo do bimestre.
O CAF (Conjunto de atividades avaliativas de formação será definido em parte pelo professor (até 4), em parte pelo coletivo (projetos – até 3 ) e em parte pela escola (AAP – até 3).  Não havendo no bimestre nenhum projeto trabalhado coletivamente, ou proposto pela escola, esta nota (de 0 a 10) será dada integralmente pelo professor.

Recuperação Paralela e Reforço
O aluno que não atingir média 5,0 no bimestre deverá ser notificado pelo professor, em comunicado no diário de classe, ou em formulário próprio, da recuperação paralela. A nota da recuperação paralela se for superior à média, substituirá a média bimestral.

Compensação de Ausências
O aluno que ao longo do bimestre tiver frequência inferior a 80% deve ser notificado pelo professor coordenador de classe que deverá fazer atividades de compensação de ausências. Após notificado o aluno, a não realização das atividades de compensação de ausências implicará na notificação dos responsáveis por parte da coordenação. A não realização das atividades de compensação de ausências depois de notificados os responsáveis, implicará na comunicação ao Conselho Tutelar.

Média Final
A média final será feita pela somatória das médias bimestrais dividida por 4. Será considerado rendimento satisfatório, e consequentemente o aluno estará promovido com média final igual ou superior a 5,0. Será considerado rendimento insatisfatório no componente curricular o aluno que obtiver média final inferior a 5,0.

Retenção
Será considerado retido por nota o aluno dos anos finais (sexto e nono) que apresentar rendimento insatisfatório (média final inferior a 5,0), todas as disciplinas.
Será considerado retido por faltas o aluno de todos os anos do ensino fundamental que tiver frequência global inferior a 75%.

Retenção Parcial
Será considerado retido parcialmente o aluno com desempenho insatisfatório em mais de três disciplinas, que apresente rendimento satisfatório em uma ou mais disciplinas.
Mesmo frequentando todas as disciplinas, o aluno retido parcialmente no ano anterior não terá computada no ano seguinte para efeito de retenção as disciplinas que apresentou desempenho satisfatório no ano anterior.

Promoção
Nos anos de final de ciclo (sexto e nono), será promovido o aluno com média final superior a 5,0 em todas as disciplinas, com frequência superior a 75%. Será Promovido por notas e Faltas.
Nos anos iniciais de ciclo (sétimo e oitavo) será promovido o aluno com média final superior a 5,0 em todas as disciplinas, com frequência superior a 75%. Será Promovido por notas e Faltas; e ainda será promovido o aluno com frequência superior a 75%, ainda que apresente desempenho insatisfatório em mais de três disciplinas. Promovido por frequência satisfatória;

Promoção Parcial
Nos anos finais (sexto e nono), será promovido parcialmente o aluno com média final superior a 5,0 de 5 a 7 disciplinas, mesmo com rendimento insatisfatório em até 3 disciplinas. O aluno será promovido por Conselho de Classe e a média final será arredondada para 5,0.
Mesmo com rendimento insatisfatório em mais de 3 disciplinas, será objeto de análise por parte do Conselho de Classe série, que poderá promover o aluno que apresente média global igual ou superior a 5,0 em três dos quatro bimestres e média global final igual ou superior a 5,0.

Nenhum comentário:

Postar um comentário