segunda-feira, 8 de outubro de 2018

Projeção de Classes para 2019

Visando otimizar as turmas para 2019, foi feita a distribuição dos nossos alunos das atuais séries e anos em séries e anos subsequentes. Feita esta otimização, enviamos para a Diretoria de Ensino a projeção das vagas de sextos anos e da primeira série do Ensino Médio (alunos de outras escolas).  Segue abaixo a projeção enviada para homologação na DE:
Teremos, portanto, em 2019:
8 turmas de sétimos anos
6 turmas de oitavos anos
5 turmas de nonos anos
4 turmas de primeiras séries do ensino médio
7 turmas de segundas séries do ensino médio
8 turmas de terceiras séries do ensino médio
Isto dá um total de 38 turmas formadas a partir de alunos nossos frequentes em 2018.
Estamos oferecendo  para alunos de fora:
10 turmas de sextos anos
3 turmas de primeiros anos
No diurno teremos 18 turmas em cada turno e no noturno 15 turmas.
Teremos assim, uma diminuição de apenas 3 salas em relação ao ano passado.
Esta é a realidade da nossa demanda para 2019, e nisto não há o que interferir, pois a demanda é dada pela nossa clientela e independe de qualquer decisão nossa ou consulta a comunidade escolar.

Contudo, estamos projetando os sextos e os sétimos anos para o período da manhã e oitavos, nonos e primeiras séries do Ensino Médio para o período da tarde. Esta decisão pode estar sujeita a consulta da comunidade escolar. E o que faremos agora. Para isto, elencamos aqui os motivos pelos quais estamos projetando o Fundamental mais novo para o período da manhã e o Fundamental mais velho juntamente com o Ensino Médio no período da tarde.
1o. - Os alunos dos quintos anos frequentam nas suas escolas de origem o período da manhã. Com isto, ao chegarem no sexto ano em nossa escola, a rotina dos pais e dos alunos não sofreria mudança brusca;
2o. - Os alunos dos oitavos e nonos anos poderiam frequentar um curso complementar oferecido pelo Crescer Sempre no período da manhã, o que melhoraria sobremaneira o rendimento escolar dos nossos alunos;
3o. - O Ensino Médio no período da tarde pode facilitar ao professor a junção da jornada tarde-noite para os professores com disciplinas exclusivas desta modalidade.

Por isto estamos disponibilizando o link abaixo para consulta aos professores, visando, se necessário,  uma possível convocação de Conselho de Escola buscando alcançar um consenso sobre esta importante decisão que envolve a vida tanto de alunos, pais como de professores. A direção acatará o consenso, se ele existir, ou o que for deliberado em Conselho de Escola, se necessário for.

Formação de Classes 2019

15 comentários:

  1. Bom, discordo de alguns dos pontos expostos como justificativa para tal mudança. Entretanto, primeiro entendo que em um processo democrático essa consulta deveria ocorre antes do envio das mudanças para homologação na DE. Bom, dito isso, Vamos aos pontos. Primeiro, essa insatisfação dos pais e a procura pelo Maria Zilda nunca foi motivo impeditivo a demanda da nossa escola. Considero importante sim, mas acho que deveriamos pensar no professor, que sabemos é parte importante nesse processo. Segundo, Não concordo com essa aproximação feita dessa forma pela Crescer Sempre, sabemos que eles tem interesses diversos, dessa forma por que a escola e que deve se adequar a eles?. Terceoro, Essa junção de jornada favorece a alguns e desfavorece a outros. Por exemplo, os que acumulam pela manhã e com a redução das aulas, por conta do ensino médio não conseguir pegar aula a tarde, como farão ? Enfim, eu acredito que deveríamos reunir o Conselho para discutirmos melhor.

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    1. Eu imagino que seja a professora Marilisa que tenha feito este comentário. E importante frisar que foram para homologação a quantidade de turmas. Ainda assim é uma projeção que pode ser alterada em função da alteração da demanda real que ocorrerá com a concretização das matrículas até janeiro. O que está sob consulta é a mudança do Fundamental para o período da manhã e o médio para o período da tarde.

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    2. Não... meu comentário está identificado e logo abaixo. Favor conferir.
      Obrigada

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  2. Boa noite, entendo que o aluno que estuda em um dos períodos por um tempo, fica mais acostumado com essa rotina e ao sofrer mudança de hábitos pode demorar para se adaptar à nova realidade,como professor me preocupo com o bem estar do aluno e para minhas aulas deixo sempre a disposição o meu horário livre procurando sempre manter o que vem sendo desenvolvido

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    1. Imagino que tenha sido o professor José Fernando a fazer este comentário. Seria interessante que cada um se identificasse.

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  3. Boa noite,

    acho que mais uma vez, atitudes são tomadas sem que haja um real "ato democratico" como tanto solicitamos. Pelo que entendi, essas mudanças foram feitas e já encaminhadas a Diretoria sem ao menos serem apresentadas ao corpo docente, ao dicente e aos pais (comunidade) para que essas "alterações" fossem analisadas de forma mais pautadas em fatos concretos do que suposições. Não concordo com a atitude e muito menos com as mudanças apresentadas pois elas afetam diretamente as principais pessoas envolvidas e principalmente o trabalho digno e exercido por nós professores. Deixo aqui a minha sugestão de, ao invés de acabar com o E.M. da manhã, ofereça ao menos um 2° e um 3° ano para que possamos dar continuidade aos trabalhos iniciados nos 1°s anos e que muitas vezes também refletem na melhoria do aprendizado.

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    1. Boa noite professora Marilisa. Reitero que o que foi enviado a DE para homologação foi a quantidade de turmas para 2019 extraída em função do número de alunos frequentes em 2018.

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    2. Quem aloca as turmas nos períodos é a escola. E isto não foi feito ainda. Do contrário não teria sentido esta consulta.

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  4. Boa noite gestão,

    na verdade... essa consulta não foi postada de imediato no primeiro comunicado do blog mas, enfim, acho que vale frisar a importância de termos essas alterações sempre pautadas em um processo democrático para que possamos tomar decisões mais concretas e fundamentadas no que seja melhor para "todos" os envolvidos.

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    1. Primeiro comunicado? Houve mais de um comunicado?

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    2. Sim... no primeiro comunicado postado não havia o link para os comentários, somente a divulgação. Num segundo POST é que foi aberto para os comentários!!!

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  5. Professor Vanderlino, meu comentário é o primeiro que foi confundido com o da Marilise. Desculpa, não havia percebido o campo de identificação. J.Fernando

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  6. Equipe gestora, boa tarde! De acordo com os comentarios de meus colegas, a atitude nao atende aos principios democraticos. Minha opiniao e que se reuna o conselho para esclarecimentos dos motivos que levaram as mudancas.

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  7. Tenho dúvidas com relação aos motivos citados. Farei o possível para participar da reunião do Conselho amanhã. Obrigada.

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  8. Eu concordo com os argumentos expostos pela direção da escola. Talvez os primeiros anos de tarde contribua com a não desistência dos alunos do primeiro ano.

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